Apresentação:
Alendronato Sódico 70mg c/4 Comprimidos Eurofarma é um medicamento aconselhado para o tratamento da osteoporose (doença que atinge os ossos, os deixando fracos, ocos, suscetíveis a quebra, ao rompimento), em mulheres após o período da menopausa para a prevenção de possíveis rupturas ósseas.
O medicamento Alendronato Sódico 70mg c/4 Comprimidos Eurofarma age como um potente inibidor especifico da reabsorção óssea, contribuindo para a terapia da osteoporose em mulheres pós a menopausa e para a prevenção de fraturas, inclusive do quadril e da coluna, sua indicação se entende aos homens também para a prevenção de fraturas ocasionadas pela osteoporose.
Conteúdo:
- Alendronato Sódico 70mg c/4 Comprimidos Eurofarma
- Bula
Posologia:
- Tratamento da osteoporose em mulheres pós-menopáusicas: Recomenda-se um compromido de 70mg semanalmente ou um comprimido de 10mg diariamente.
- Recomenda-se a ingestão do Alendronato Sódico pelo menos meia horas antes do primeiro alimento, bebida ou medicação do dia, somente a base de água.
- Para facilitar o processo de ingestão, a chegada do medicamento até o estomago e reduzir o potencial de irritação esofágica, o composto deve ser tomado pela manhã, ao despertar, com um copo cheio de água.
- O paciente não deve se deitar durante 30 minutos, após a ingestão, e até depois da primeira refeição do dia.
- O do Alendronato Sódico não deve ser ingerido a noite, ao deitar ou antes de se levantar.
- O uso de bebidas (inclusive água mineral), alimentos e alguns medicamentos indicam a redução da absorção do Alendronato de sódio (maiores duvidas consultar a bula).
- Não é necessário ajuste posológico para pacientes idosos ou para pacientes portadores de insuficiência renal leve a moderada.
- Idosos: Através de estudos clínicos, não houve diferença nos perfis de segurança e eficácia de Alendronato Sódico relacionado á idade.
Recomendações:
- O Alendronato Sódico não é indicado para portadores de insuficiência renal mais grave.
- Não seguir as orientações contidas na bula para a administração do Alendronato Sódico poderá aumentar a probabilidade de ocorrências de experiências adversas esofagianas.
- Caso a ingestão diária seja inadequada, deve-se receber doses suplementares de cálcio e vitamina D.
- Pacientes que possuem disfagia, doenças esofágicas, gastrite, duodenite ou úlceras, devem ter cautela ao administrar o medicamento, em razão aos possíveis efeitos irritativos sobre a mucosa gastrintestinal e ao seu potencial de agravar tais patologias (doenças).
Reações adversas:
- Mulheres e homens: Possíveis experiências do trato gastrintestinal causadas pelo uso do medicamento como dores abdominais, dispepsia (má digestão), ulcera esofágica, disfagia, distensão abdominal, dores musculares, constipação, diarreia, flatulência, e cefaleia.
- O Alendronato Sódico assim como outros bifosfonatos, pode proporcionar irritação local da mucosa do trato gastrintestinal superior.
- Remenda-se que se caso ocorrer reações adversas como esofagite, úlceras, erosões esofágicas e estenose esofágica de forma agressiva e grave é fundamental a hospitalização.