Apresentação:
Atenolol 100mg c/30 Comprimidos é um medicamento produzido pelo laboratório Biosintética Genéricos, seu uso é aconselhado para o tratamento de doenças geralmente associadas ao coração, as chamadas doenças cardiovasculares, como a hipertensão arterial (reduzindo-a), controle das crises de angina de peito (dor no peito causada pela falta de oxigênio suficiente), terapia das alterações do ritmo cardíaco, precaução de problemas no coração após o infarto. Este medicamento pertence ao grupo caracterizado como beta-bloqueadores, que tem por função afetar beneficamente o coração e a circulação sanguínea.
O uso de Atenolol 100mg c/30 Comprimidos Biosintética Genéricos é indicado para a terapia e o controle da pressão alta, controle de angina da pectoris, controle de arritmias cardíacas e tratamento do infarto do miocárdio.
Conteúdo:
- Atenolol 100mg c/30 Comprimidos Biosintética Genéricos
- Bula
Posologia:
Adultos:
- Hipertensão: Recomenda-se uma dose única oral diária de 50mg a 100mg, sendo alcançado o efeito pleno da medicação após uma ou duas semanas.
- Angina: Recomenda-se uma dose única diária de 100mg via oral ou 50mg utilizados duas vezes ao dia.
- Arritmias Cardíacas: Recomenda-se uma dose única via oral de 50mg a 100mg diários .
- Infarto do miocárdio: A pacientes que se apresentarem alguns dias após sofrerem um infarto agudo do miocárdio, recomenda-se uma dose via oral de 100mg diários de atenolol para profilaxia a longo prazo do infarto do miocárdio.
Crianças:
- O uso de Atenolol 100mg c/30 Comprimidos Biosintética Genéricos não é indicado para crianças, pois não há experiências do uso pediátrico.
Idosos:
- A dosagem poderá ser reduzida, principalmente em pacientes com função renal comprometida.
Insuficiência renal: Caso aja comprometimentos graves de função renal a dose de atenolol deve ser ajustada, segundo orientações médicas ou como as instruções descristas pela bula do medicamento:
- Pacientes com clearance de creatinina de 15-35ml/mim/1,73m (a faixa normal é de 100-150ml/mim/1,73m)
- Pacientes com clearance de creatinina 15-35ml/mim/1,73 (equivalente a creatinina sérica de 300-600 mcmol/litro) recomenda-se uma dosagem diária de 50mg.
- Pacientes com clearance de creatinina menor 15-35ml/mim/1,73 (equivalente à creatinina sérica > 600 mcml/litro) recomenda-se a dosagem via oral de 25mg diários ou 50mg em dias alternados.
- Pacientes que se submetem à hemodiálise recomenda-se a dosagem de 50mg via oral após cada diálise. Este processo deve ser realizado sobre supervisão médica, pois pode ocorrer queda na pressão arterial.
Recomendações:
- É possível eventualmente uma redução adicional na pressão arterial combinando-se atenolol com outros agentes anti-hipertensivos, como o uso de um diurético , tal como a clortalidona, que proporciona uma terapia anti-hipertensiva altamente eficiente.
- Caso o paciente possua alguma dessas doenças ou sintomas, deve contatar seu médico antes de fazer uso do atenolol e ler minuciosamente sua bula:
. Insuficiência cardíaca descompensada
. Reserva cardíaca diminuída
. Angina de prinzmetal
. Distúrbios menos graves da circulação arterial periférica
. Bloqueio cardíaco de primeiro grau
. Taquicardia da hipoglicemia
. Tireotoxicose
. Doença cardíaca isquêmica
. Histórico de reações anafiláticas (pessoas alérgicas aos componentes do atenolol)
. Asma
. Aumento da resistência das vias aéreas
. O atenolol contém açúcar em sua formula, portanto deve ser usado com cautela em portadores de diabetes
- Não fazer uso do atenolol próximo ás refeições, pois alimentos reduzem a biodisponibilidade do medicamento.
- Gravidez e amamentação:
. Recomenda-se o uso de atenolol no período de gestação apenas quando orientado pelo médico responsável e sobre sua supervisão para o tratamento de hipertensão no terceiro trimestre. Sua administração em outros períodos da gestação que não este acima citado, não é aconselhável, a menos que o médico responsável o permita sobre uma supervisão cautelosa.
Reações adversas:
- O uso de atenolol poderá eventualmente causar algumas reações secundarias são elas:
. Batimento mais lento do coração.
. Sentir mãos e pés frios.
. Distúrbios do sono.
. Distúrbios gastrointestinais.
. Manifestações na pele e nos olhos secos.