Bosentana 125mg c/ 60 comprimidos
Bosentana o que é?
Bosentana é um medicamento de administração oral indicado no tratamento da Hipertensão Arterial Pulmonar com o objetivo de melhorar a habilidade ao exercício e reduzir a taxa de piora clínica.
Além disso, o fármaco também é indicado para reduzir o número de novas úlceras digitais que geralmente surgem em pacientes portadores de esclerodermia.
Bosentana bula
Segundo a bula da medicação bosentana, este não é indicado para:
• Pacientes alérgicos ou hipersensíveis a Bosentana ou a qualquer um dos componentes da fórmula
• Portadores de insuficiência hepática
• Usuários de Closporina A
• Mulheres grávidas ou lactantes
• Mulheres em idade fértil que não estejam praticando métodos anticoncepcionais seguros (o uso de somente anticoncepcionais hormonais como método contraceptivo não é efetivo no tratamento à base de bosentana).
Forma de administração
O remedio bosentana deve ser ingerido conforme orientação médica com o auxílio de líquido não alcoólico.
ATENÇÃO: Este remédio não pode ser partido ou mastigado.
Bosentana principio ativo e reações adversas
Bosentana medicamento é composto fundamentalmente pela bosentana, além de apresentar em sua formulação polietilenoglicol, hidroxipropilmetilcelulose, polissorbato e dióxido de titânio.
As reações adversas apresentadas após sua comercialização foram:dor abdominal, diarreia, elevações de aminotransferases associadas à hepatite e/ou icterícia,insuficiência hepática, dermatite e vermelhidão, anafilaxia e/ou angioedema, trombocitopenia, neutropenia, leucopenia, cirroses hepáticas foram relatadas após terapia prolongada, dor de cabeça, vermelhidão, inflamação da garganta e vias nasais, inchaço inflamatório das pernas e tornozelos, pressão baixa, palpitações, azia, cansaço, prurido, náusea e anemia.
Ao apresentar qualquer sintoma descrito informe seu médico. Não interrompa o tratamento sem orientação profissional.
Bosentana dose
O medicamento bosentana 125mg não deve ser administrado em altas doses, ou por períodos prolongados, sem controle médico. A princípio, a dose escolhida depende do efeito desejado e das condições do paciente.
É de extrema importância que a administração e a dosagem do produto sejam autorizadas e orientadas por um médico habilitado, a modo de prevenir efeitos prejudiciais à saúde, pois a dosagem pode variar conforme a necessidade do paciente.
Cuidados de conservação
O fármaco deve ser mantido em temperatura ambiente (15°C - 30°C), protegido da umidade e da luz.