Hytas 25mg/ml - 2ml injetável - Metotrexato
Hytas, o que é? Para que serve?
Hytas é um medicamento cujo princípio ativo é o metotrexato, um quimioterápico que age sobre as células que se espalham rapidamente, como as células cancerígenas. Hytas é indicado no tratamento de alguns tipos de câncer, como, por exemplo:
•Neoplasias trofoblásticas gestacionais (coriocarcinoma uterino, corioadenoma destruens e molahidatiforme), tumores geralmente benignos que surgem no período gestacional, apresentando possibilidades de evolução para o caráter maligno. Este tumores advêm de células que restam após abordo espontâneo ou gestação normal;
• Leucemias linfocíticas agudas (ou leucemia linfoblástica aguda), trata-se de um câncer das células brancas do sangue caracterizado pela produção maligna de linfócitos imaturos na medula óssea;
• Câncer pulmonar de células pequenas, forma mais agressiva de câncer pulmonar. Ele geralmente se inicia nos tubos respiratórios (brônquios) no centro do tórax. Sua causa, geralmente, está associada ao hábito de fumar; entre outros como câncer de cabeça e pescoço (carcinoma de células escamosas); câncer de mama; osteossarcoma, tratamento e profilaxia de linfoma ou leucemia meníngea; terapia paliativa de tumores sólidos inoperáveis e linfomas não-Hodgkin e linfoma de Burkitt.
Ademais, é também indicado no tratamento de artrite reumatóide, caracterizada pela inflamação das articulações, o que pode ter como consequência a incapacitação funcional do indivíduo acometido por ela; e para psoríase grave, uma dermatose (conjunto de doenças da pele, caracterizada por manifestações alérgicas persistentes, cujos sintomas de uma forma geral, são formação de bolhas, coceiras, inflamações e escamação da pele) crônica não contagiosa que resulta de uma predisposição genética específica.
Hytas posologia
A via de administração do Hytas pode ocorrer via intramuscular, intratecal e intravenosa.
Coriocarcinoma e doenças trofoblásticas similares: 15 a 30 mg/dia em cursos terapêuticos de 5 dias; leucemia aguda linfocitica (linfobiástica): no uso isolado, a dose na fase aguda é de 20 - 40 mg/m2 IM ou IV, duas vezes por semana, e a dose de manutenção é de 15 - 30 mg/m2 IM, uma ou duas vezes por semana, geralmente associada a outros quimioterápicos; leucemia meníngea: pelo fato dos portadores de leucemia estarem sujeitos a invasão leucêmica do sistema nervoso central, que poderá ou não apresentar sintomatologia, é recomendável a análise rotineira do líquido cefalorraquidiano (LCR) em tais pacientes; câncer de mama: o metotrexato, em doses IV de 10 - 60 mg/m2, é comumente incluído em regimes combinados cíclicos com outros agentes citotóxicos, no tratamento do câncer avançado de mama.
• Casos não-oncológicos
No tratamento de doenças não-oncológicas, as doses geralmente são reduzidas. Aplicadas por injeção intramuscular ou por via oral.
No caso da psoríase grave - Dose única de 10 a 25mg por semana, Intramuscular ou Intravenosa, até que obtenha resultado positivo.
Contraindicações
Este medicamente não dever ser utilizado em pacientes alérgicos ao metotrexato, ou que possuam insuficiência renal grave e gestantes. Ademais, pacientes diagnosticados com insuficiência hepática, alcoolismo, infecções graves e úlcera hepática.