INTERFERON 3 MUI 5 F/A
Interferon o que é? Para que serve?
Interferon é um fármaco produzido a partir de proteínas humanas. Além de auxiliarem o corpo no combate a infecções virais. Este medicamento é também utilizado para prevenir e adiar o progresso de incapacidade em indivíduos que sofrem de esclerose múltipla, agindo como um arrefecedor dos sintomas da doença, visto que tal enfermidade é incurável.
Um pouco sobre a esclerose múltipla
A esclerose múltipla (EM) atinge as fibras nervosas incumbidas da transmissão dos comandos realizados pelo cérebro a diversas partes do corpo, provocando um descontrole interno generalizado. A EM é uma enfermidade inflamatória que não possui cura e atinge a adultos e jovens. Ao contrário do que comunmente se pensa, a EM não está relacionada ao envelhecimento.
A doença em questão pode se apresentar de 4 formas diferentes, sendo categorizadas em:
- Esclerose múltipla remitente-recorrente: a mais comum, caracterizada por surtos que duram alguns dias e depois desaparecem.
- Esclerose múltipla progressiva-primária: apresenta uma progressão de sintomas e sequelas desde seu surgimento.
- Esclerose múltipla progressiva-secundária: presente em indivíduos que evoluíram da categoria remitente-recorrente e que vão piorando progressivamente.
- Esclerose múltipla progressiva-recorrente: progressiva com surtos. Desde sua manifestação, apresenta aumento evidente das incapacidades a cada crise.
A medicina ainda não possui respostas para sua causa e cura. No momento, acredita-se que a causa advenha de um vírus ainda não identificado.
Interferon efeitos colaterais
Este medicamento pode provocar:
• olhos secos;
• sensação de boca seca;
• dor de estômago;
• vômitos;
• rigidez muscular; e
• nódoas negras, dor, vermelhidão, inflamação (inchaço) ou maior sensibilidade no local da aplicação do medicamento.
Interfenon posologia
Recomenda-se a utilização de 0,25 mg (8 milhões de UI), contida em 1 ml da solução reconstituída, devendo ser injetada por via subcutânea, em dias alternados.
Interferon contraindicações
Este medicamento não deve ser utilizado em caso de gravidez; alergia ao interferon ou a qualquer outro componente do medicamento; alergia à albumina humana; histórico de distúrbios depressivos graves; doença hepática não controlada; e em caso de epilepsia ainda não controlada por tratamento.