Leukeran 2mg 25 comprimidos - Clorambucila
Apresentação
Embalagem com 25 comprimidos revestidos de 2 mg.
Leukeran para que serve?
Leukeran é um medicamento que atua como um antineoplásico (medicamentos utilizados para destruir neoplasmas ou células malignas) no tratamento de linfomas. É indicado para adultos no tratamento da Doença de Hodgkin, certas formas de linfoma não Hodgkin, Leucemia linfocítica crônica e Macroglobulinemia de Waldenström. Em crianças, no tratamento da Doença de Hodgkin e em certas forma de linfoma não Hodgkin.
Doença de Hodgkin ou Linfoma Hodgkin
Trata-se dos vários tipos de câncer do sistema linfático. A Doença de Hodgkin surge nos linfonodos do sistema linfático – conjunto composto por órgão e tecidos que produzem as células responsáveis pela imunidade do organismo e pelos vasos que conduzem tais células através do corpo.
Esta doença não está restrita a uma faixa etária específica; mas, é mais comumente diagnosticada na idade adulta/jovem (entre 15 e 40 anos).
Os sintomas que ela apresenta geralmente são: febre e calafrios; suores noturnos; perda de peso inexplicável; e edema indolor nos linfonodos do pescoço, axila ou virilha.
Posologia
A literatura médica adequada deve ser consultada para verificação de detalhes em relação aos esquemas de tratamentos utilizados. O fármaco deve ser administrado por via oral.
Doença de Hodgkin: Usado como agente único, a dose típica é de 0,2mg/Kg/dia, durante 4-8 semanas. Leukeran normalmente é incluído em tratamento combinado.
Contraindicações
Este medicamento não deve ser utilizado em caso de alergia à substância ativa ou a qualquer outro componente da fórmula.
Efeitos colaterais
Diminuição da produção de células da medula óssea (é o efeito mais comum) com consequente diminuição de alguns dos elementos do sangue; interrupção dos ciclos menstruais na mulher; ausência de espermatozóides no esperma; e cancro, especialmente em doentes que tomaram Leukeran durante um longo período de tempo.