ORGALUTRAN - ACETATO DE GANIRELIX
Orgalutran é um medicamento que apresenta em sua composição a substância ativa acetato de ganirelix. Orgalutran auxilia na prevenção do pico prematuro de LH (hormônio luteinizante), responsável pelo amadurecimento dos folículos, consequentemente, auxiliando a ovulação.
Orgalutran para que serve?
Orgalutran é um medicamento indicado para prevenir a formação prematura de corpos lúteos pelo hormônio luteinizante (LH) em mulheres sujeitas à hiperestimulação ovárica controlada (HOC), com o objetivo de dar início à técnica de reprodução assistida (TRA).
O que é reprodução assistida?
A técnica de reprodução assistida (TRA) auxilia na reprodução humana, realizada, geralmente, por casais inférteis ou casais com elevado risco de transmissão de alguma doença genética. A
reprodução assistida é um conjunto de técnicas como: fertilização in vitro, inseminação artificial e congelamento de embriões.
A fertilização in vitro é uma técnica de fertilização que ocorre fora do corpo da mulher. É uma técnica considerada mais moderna, onde o espermatozoide (gameta masculino) e o óvulo (gameta feminino) são introduzidos diretamente na tuba uterina ou ocorre a transferência do embrião já formado.
A inseminação artificial é a técnica que possibilita introduzir os espermatozoides já capacitados em laboratório no interior do útero.
O congelamento de embriões é uma técnica utilizada como forma de prevenção, caso não ocorra a gravidez ou quando desejar outra gestação.
Essas técnicas vêm sendo discutidas tanto por especialistas como pela sociedade por questões sociais e éticas, valores e culturas.
Contraindicações:
Orgalutran não é recomendado para pacientes que apresentam hipersensibilidade a substância ativa acetato de ganirelix ou a qualquer outro componente encontrado na fórmula, pacientes com complicações nas funções hepáticas e mulheres em período de gestação ou amamentação.
Orgalutran efeitos colaterais:
Orgalutran pode causar reações adversas como:
-Exantema (erupção cutânea);
-Edema facial;
-Dispneia (falta de ar);
-Cefaleia (dores de cabeça);
-Náuseas;
-Mal estar.
Orgalutran posologia:
O tratamento com o medicamento Orgalutran deve ser adequado às condições específicas de cada paciente. Desta forma, deve-se procurar um médico especialista para dar início ao tratamento de forma adequada.
É de extrema importância que a administração e a dosagem do produto Orgalutran sejam autorizadas e orientadas por um médico habilitado, a modo de prevenir efeitos prejudiciais à saúde, pois a dosagem pode variar conforme a necessidade do paciente.