PLAQUEMAX 5 MG INJ. C/1 FRASCO AMPOLA - OPRELVECINA
Plaquemax 5mg possui como princípio ativo a Oprelvecina, substância responsável por estimular a produção das plaquetas do sangue. Plamquemax atua por meio do estímulo da proliferação de células tronco hematopoiéticas, resultando no aumento da produção de plaquetas. O medicamento Plaquemax é indicado para a prevenção da Trombocitopenia grave, além de evitar a necessidade de transfusões de plaquetas após quimioterapia em pacientes com neoplasias malignas.
Trombocitopenia o que é?
Trombocitopenia é um distúrbio no qual há uma quantidade baixa de plaquetas, as células produzidas pela medula óssea, que são responsáveis pelo processo de coagulação sanguínea. A doença pode se desenvolver devido a algumas causas específicas, como a falta de produção adequada de plaquetas na medula óssea (anemia, leucemia e infecções) e aumento na decomposição das plaquetas na corrente sanguínea, no baço ou no fígado. Geralmente, durante o tratamento quimioterápico, existe uma queda do número de plaquetas, comprometendo a coagulação do sangue. Os sintomas mais comuns de Trombocitopenia são os sangramentos, que podem ocorrer na pele, nas mucosas, no nariz, nas gengivas e no trato urinário.
Informações importantes:
Oprelvecina pode causar alguns efeitos colaterais como arritimas arteriais, retenção de líquidos, arritmia cardíaca, visão turva, desidratação, fraqueza, olhos avermelhados e dermatite esfoliativa.
O medicamento é contraindicado durante a gravidez e fase de lactação, para pacientes em quimioterapia mieloablativa e em pacientes com história de hipersensibilidade à Oprelvecina ou a qualquer componente do produto.
É de extrema importância que a administração e a dosagem do produto Plaquemax sejam autorizadas e orientadas por um médico habilitado, a modo de prevenir efeitos prejudiciais à saúde, pois a dosagem pode variar conforme a necessidade do paciente.