Rubidox 10MG - Doxorrubicina injetável
Doxorrubicina o que é?
Rubidox 10mg possui como substância ativa a Doxorrubicina, um medicamento antineoplásico de uso injetável, indicado para o tratamento de diversos tipos de neoplasias. Rubidox age alterando o funcionamento celular e evitando o crescimento e proliferação de células malignas.
Doxorrubicina mecanismo de ação:
Doxorrubicina injetável atua por meio da ligação ao DNA, inibindo a síntese de ácido nucléico, responsável pela divisão celular. O antibiótico possui rápida penetração nas células, potencializando sua ação e evitando a divisão celular excessiva, que são responsáveis pelos tumores.
Doxorrubicina indicações:
O medicamento Rubidox- Doxorrubicina é indicado como adjuvante no tratamento quimioterápico de diversas doenças do cancro, como: câncer da bexiga, do estômago, de ovário, de próstata, de mama, leucemia linfocítica aguda, leucemia mielocítica aguda, linfoma, sarcoma e tumor de Wilms.
Informações importantes:
Doxorrubicina é contraindicada para pacientes com hipersensibilidade a doxorrubicina ou qualquer componente da fórmula, para portadores de cardiopatia com insuficiência miocárdica e em pacientes com tratamento prévio ou concomitante com daunorrubicina, idarrubicina, mitoxantrona ou ciclofosfamida.
O tratamento deve ser utilizado com cautela para mulheres grávidas ou lactantes. O médico deve ser informado sobre a ocorrência de gravidez ou se deseja engravidar durante o tratamento.
Doxorrubicina efeitos colaterais:
O uso de Doxorrubicina pode causar algumas reações adversas como náuseas, vômitos, diarreia, urticárias e febre. Em alguns casos isolados pode ocorrer anafilaxia, arritmia ventricular, estomatite, anorexia, alopecia, depressão da medula óssea, leucopenia, trombocitopenia, lacrimação e flebite.
Doxorrubicina posologia;
É de extrema importância que a administração e a dosagem do produto Rubidox 10mg sejam autorizadas e orientadas por um médico habilitado, a modo de prevenir efeitos prejudiciais à saúde, pois a dosagem pode variar conforme a necessidade do paciente.