Ezulen 100mg c1
Indicações
O medicamento Ezulen é indicado no tratamento adjuvante do carcinoma metastático colorretal associado às fluoropirimidinas. Também é recomendado seu uso em pacientes que não toleram fluoropirimidinas.
Ezulen bula
Segundo sua bula, o medicamento deve ser evitado nos seguintes casos:
• Pacientes que apresentem antecedentes alérgicos ao Ezulen ou a outros medicamentos contendo platina ou manitol.
• Pacientes com supressão medular ou sangramento severo.
• Pacientes grávidas ou em fase de amamentação, pois, como qualquer citostático, o fármaco pode ser tóxico para o feto e para lactente.
Reações adversas
Após a administração de Ezulen pode ocorrer as seguintes reações adversas:
Ezulen pode provocar depressão da medula, sobretudo quando associado à 5-fluoruracila, além disso também podem ocorrer febre, erupção cutânea e mal-estar geral. O medicamento pode causar anemia, leucopenia, granulocitopenia e trombocitopenia.
Ezulen também causa náuseas, vômitos e diarreia, às vezes graves. Aconselha-se o uso terapêutico de um antiemético potente.
Observam-se com frequência neuropatias periféricas sensitivas, caracterizadas
por parestesias das extremidades, acompanhadas de câimbras, de disestesias da laringe. Tal sintoma regride entre os ciclos de tratamento, mas podem tornar-se permanentes e provocar distúrbios funcionais após dose acumulada, geralmente superior a 800 mg/. A neurotoxicidade regride ou desaparece em mais de 3/4 dos pacientes nos meses que se seguem à interrupção do tratamento. A ocorrência de parestesias espontaneamente reversíveis não requer a adaptação da dose.
Quando associado a 5-fluoruracila a toxicidade de Ezulen aumenta e os efeitos colaterais são potencializados.
Posologia
A dose usual recomendada é de 130 MG/m2, seja em monoterapia ou em associação a outro quimioterápico. Essa dose deve ser repetida a intervalos de três semanas, caso não ocorram sinais e sintomas de toxicidade importante. Ezulen é geralmente administrado em infusão venosa de curta duração (2 a 6 horas), diluída em 250 a 500 ml de glicose a 5%. A dose pode ser modificada em função da tolerabilidade, particularmente neurológica.
É de extrema importância que a administração e a dosagem de Ezulen sejam autorizadas e orientadas por um médico habilitado, a modo de prevenir efeitos prejudiciais à saúde, pois a dosagem pode variar conforme a necessidade do paciente.
Siga corretamente o modo de usar, bem como as doses recomendadas pelo médico; só ele sabe o que é mais conveniente para cada quadro clínico e para cada paciente.
Cuidados de conservação
O medicamento deve ser conservado na embalagem original e em temperatura ambiente (15 a 30°C).