Femina c/21
Femina Indicações
Indica-se Femina como anticoncepcional oral.
Femina bula
De acordo com sua bula, este medicamento é contraindicado em casos de o paciente apresentar hipersensibilidade a quaisquer dos componentes de sua fórmula. Femina não deve ser utilizado quando os pacientes apresentarem: hipertensão grave; distúrbios hepáticos graves, aos portadores da síndrome de rotor e de dubin-johnson.
O fármaco não é recomendado quando houver suspeita de tumores estrogênio-dependentes. Portadores de tromboflebites, processos tromboembólicos, icterícia colestática; antecedentes de icterícia na gravidez ou durante a utilização de esteroides; pacientes que apresentem hiperplasia endometrial; sangramento vaginal sem diagnóstico; porfiria e hiperlipoproteinemia, não devem utilizar este medicamento. Femina não deve ser utilizado em pacientes que apresentem um histórico de prurido intenso, herpes gestacional ou diabetes mellitus.
Femina efeitos colaterais
Após o uso de Femina observaram-se os seguintes efeitos colaterais: sangramento intermenstrual, amenorreia pós-medicação, alterações na secreção cervical, aumento no tamanho dos fibromiomas uterinos, agravamento de endometriose e candidíase, nas mamas, podem ocorrer sensibilidade, dor, aumento das mamas e/ou secreção mamária. Também podem ocorrer púrpura trombocitopênica, tromboembolismo; hiperglicemia, náuseas, vômitos, colelitíase, icterícia colestática, gengivite e/ou pigmentação gengival. Em relação ao sistema cardiovascular existiram casos de infarto do miocárdio, trombose e/ou aumento da pressão arterial. Dentre os outros sintomas associados ao uso de Femina estão: desconforto da córnea quando em uso de lentes de contato, cefaleia, enxaqueca, alterações do humor, depressão, retenção de líquidos, alteração do peso corporal e diminuição da libido.
Femina posologia
Deve-se iniciar o 1º comprimido de femina pilula anticoncepcional da primeira cartela no 1º dia da menstruação. Tomar um comprimido diariamente, respeitando o mesmo horário, sem interrupção durante 21 dias. Fazer uma pausa de 7 dias. Cada cartela seguinte será iniciada após o término desta pausa de 7 dias.
É de extrema importância que a administração e a dosagem de femina pilula sejam autorizadas e orientadas por um médico habilitado, a modo de prevenir efeitos prejudiciais à saúde, pois a dosagem pode variar conforme a necessidade do paciente.
Siga corretamente o modo de usar, bem como as doses recomendadas pelo médico; só ele sabe o que é mais conveniente para cada quadro clínico e para cada paciente.
Cuidados de conservação
O medicamento deve ser conservado na embalagem original e em temperatura ambiente (15 a 30°C).